sábado, 11 de dezembro de 2010

PRESERVE OS PROFISSIONAIS TALENTOSOS

Uma palavra de incentivo e a demonstração de confiança fazem com que o funcionário se sinta mais confortável e se dedique mais à empresa

O mercado de trabalho tem exigido, a cada dia mais, profissionais competentes, talentosos, eficientes e interessados em aprender. Mas como fazer com que eles, após anos de emprego no mesmo local, ainda tenham disposição para enfrentar as adversidades e exigências de uma função?

“Muitas empresas estão preocupadas em conservar os talentos e até descobrir novos potenciais e, por isso, fazem programas de estímulo a seus funcionários, promovendo campanhas e premiações, bônus de incentivo financeiro e outras formas de motivação”, explica a psicóloga Lidiane Monteiro Soares, de São Paulo.

Segundo ela, além da empresa propor oportunidades, há a necessidade de fazer com que o colaborador se sinta à vontade para recomendar mudanças vantajosas, tenha mais autonomia, disponibilidade para revolver problemas de saúde e até se sentir confortável para conversar com o superior.

“Já passei por algumas empresas em que tinha um salário que me satisfazia, porém, não tinha liberdade para expressar minhas ideias e não podia ser eu mesmo. Atualmente, trabalho em outra empresa, com o mesmo salário, mas tenho liberdade e não tenho medo de conversar com o meu chefe”, comenta o .

Apoiar um funcionário nas decisões quando forem certas, sugerir melhores maneiras de solucionar ou minimizar os problemas, sejam eles pessoais ou profissionais, faz com que ele se torne mais próximo e se sinta útil e importante.

“Reconhecer o trabalho e oferecer elogios também é fundamental e motivacional. Procure sempre estimular a superação. Acredite no potencial de seu funcionário e procure conhecê-lo melhor para analisar se o cargo é equivalente,” finaliza Munhoz.

Por Débora Ferreira
http://www.arcauniversal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário