sábado, 23 de fevereiro de 2013

O LÍDER (parte 2) Arrogância, Soberba.





Ainda falando sobre liderança, uma coisa que atrapalha é a soberba.
Soberba ( pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância)
O lema do arrogante é : EU SEI - EU QUERO - EU MANDO

Como dito anteriormente, o líder não pode ser presunçoso a ponto de achar que sua posição lhe permite agir como bem entende com as pessoas e situações.

Você já deve ter visto alguém com posição de destaque, tratando as pessoas com desdém, ironia, grosseria,  transmitindo claramente seu nervosismo por algo que está dando errado ou diferente do que ele esperava.
No calor das emoções a pessoa fala o que não devia, esbraveja  na frente dos subordinados e até em público.
Depois, " a ficha cai" e percebe o tremendo papelão que fez na frente dos outros.
Então vêm as desculpas  para tentar justificar seu erro.
" É que eu gosto das coisas certas". "Eu exijo o trabalho bem feito" Eu gosto de fazer sempre o melhor"...e outras desculpas mais para justificar sua grosseria.

Tentar se justificar é pior. Isso não funciona. As pessoas não são tolas como parecem. Elas percebem as coisas que acontecem ao redor.

É muito melhor reconhecer o erro de suas palavras e ações, procurar reparar, desculpar-se até.
É difícil para o orgulhoso, mas, reconhecer o erro e desculpar-se fará com que seus subordinados o apreciem e o respeitem ainda mais. Ganhará confiança e adeptos.
Do contrário, somente irá fazer as pessoas se afastarem.

Para o soberbo, alguém discordar de suas ideias ou sobressair-se mais do que ele,  é uma verdadeira afronta. Ele não sossega enquanto não se vingar dessa pessoa. Usando, ou melhor, abusando de sua autoridade, se aproveitará de sua influência para excluir de sua equipe esse tal.
O líder soberbo faz questão de demonstrar a todos que: ELE MANDA AQUI.
Quando na verdade, o verdadeiro líder não precisa forçar as pessoas a seguí-lo. Não precisa lutar pela sua posição. Não precisa defender sua autoridade. Essas atitudes fazem-no tornar-se ainda mais fraco e perdido. Por isso que, não basta ser bom no que faz, para assumir  liderança. Tem que estar preparado para relacionar-se com pessoas. LIDERANÇA É INFLUÊNCIA e tem a ver com pessoas e não apenas com trabalho operacional. Sempre lembrando: Ele é representante de sua organização.
Então por que alguns que têm um histórico de confusões, processos trabalhistas, e vários fatores negativos contra si, ainda continuam em cargos de chefia?
Ora, isto depende dos valores de cada organização. Às vezes o líder é complicado, traz alguns problemas, mas é bom vendedor, termina o trabalho com eficácia e eficiência. Os lucros que ele produz, a curto prazo, são maiores do que os prejuízos que causa. Ele continua.
Ao passo que, em uma organização que preze a ética, os valores morais, o relacionamento interpessoal, e o lucro a longo prazo, não importa quem ele seja. Será removido do seu posto.



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