quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O LÍDER (parte 1)






Liderança: uma coisa posso afirmar com certeza. A coisa é muito mais séria do que pensamos.
Há muitos que desejam posições de destaque, liderança, sem saberem exatamente do que se trata.
Assim como cada país tem um embaixador que o representa, assim, o líder representa a sua organização. Não dá para separar o líder da sua organização.

Algumas organizações cometem um sério erro ao escolher seus representantes em alguns setores e lugares. Basta o colaborador ter uma ideia brilhante, desenvolver um bom projeto, fazer prosperar o setor em que trabalha, fazer boas vendas ou trazer uns lucros a mais que, imediatamente é colocado em posição de destaque e superior. Há pessoas que, em setores menores, conseguiram desenvolver seu trabalho e quando colocadas em responsabilidades maiores,  se perderam nas decisões, colocaram os "pés pelas mãos" e acabaram representando mal suas empresas. Eram boas pessoas, de caráter, faziam um bom trabalho, mas estavam ainda despreparadas para ocuparem tal posição.

Então, alguém diz: " ah, tem que relevar, pois o ser humano é falho"
Sim, é verdade. Mas, existem certas atitudes de um líder que podem prejudicar e muito outras pessoas, famílias inteiras e causar grandes estragos que dificilmente serão reparados, prejudicando assim a imagem da organização que o nomeou para essa função.

Como disse anteriormente que meu livro de cabeceira é a Bíblia, estou me lembrando de uma passagem que fala sobre Liderança mal representada.
Moisés foi um grande Líder. Guiado por Deus, libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, fez sinais e maravilhas naquela terra, conduziu mais de três milhões de pessoas pelo deserto, e passou 80 anos de sua vida se dedicando ao povo de Deus. No entanto, ele não entrou na Terra Prometida. Sabe por que? Porque em um determinado momento de sua vida, ele representou mal a Deus. Quando o povo teve sede no deserto, pediram água. Deus mandou Moisés simplesmente falar com a rocha e ela daria água. Mas, ele, já cansado das reclamações do povo e aborrecido, bateu com força na rocha e ainda chamou o povo de rebelde. Ora, não foi isso que Deus mandou fazer. Ele agiu e falou conforme suas emoções estavam afloradas naquele momento. Fez conforme sua própria vontade e as pessoas ficaram confusas, pensando que Deus estava naquelas atitudes grosseiras. E Deus, como é Santo, precisava mostrar para o Seu povo que Ele não tinha nada a ver com aquela atitude de Moisés. Ali era o homem Moisés, agindo por conta própria, e Deus precisava se Santificar, se separar daquela atitude errada, para não confundir Seu povo. Moisés foi impedido de entrar em Canaã, a Terra da Promessa.

Mas, só por isso?
Só por isso não, amigos!!! A coisa é muito séria. Um líder não pode ser presunçoso a ponto de achar que sua posição lhe permite agir como bem entende e que os outros têm que lhe obedecer a qualquer custo. Negativo! Há alguém maior do que ele, ao qual deverá prestar contas.
Você tem representado bem a tua organização? Ou àquele que te nomeou e confiou a você este cargo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário