sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A MENOS DE UM METRO DO OURO




NUNCA DESISTA!


O hábito de abandonar tudo quando se é atingido por uma derrota temporária é uma das causas mais comuns de fracasso. Todo mundo comete tal erro, uma vez ou outra.
Na época da corrida para o Oeste, um tio de R.U Darby foi tomado pela "febre do ouro" e partiu, decidido a CAVAR E ENRIQUECER. Demarcou um pedaço de terra e, munido de picareta e pá, entregou-se ao trabalho.
Após semanas de trabalho, foi recompensado pela descoberta do brilhante minério. Precisava de máquinas para trazer o ouro à superfície.
Sem chamar muita atenção, escondeu a entrada da mina, voltou para casa, em Williamsburg, Maryland, e contou à família e a alguns vizinhos sobre o seu "achado". Eles se juntaram e conseguiram dinheiro suficiente para a compra e o transporte da maquinaria necessária. Então, tio e sobrinho - Darby - voltaram à mina.
O primeiro vagão de minério foi extraído e enviado a uma fundição. Os resultados comprovaram que aquela era uma das mais ricas minas do Colorado! Mais alguns vagões, e todas as dívidas seriam pagas. Viria então o grande sucesso financeiro.
Á medida que a perfuração se aprofundava, as esperanças de Darby e de seu tio chegavam às altura! Foi quando algo aconteceu.
O veio de ouro desapareceu. Perfuraram desesperadamente, tentando reencontrar o filão - tudo em vão.

Finalmente, decidiram DESISTIR.

Venderam a maquinaria para um comerciante de ferro-velho por algumas centenas de dólares e tomaram o trem para casa. Mas, aquele comerciante de ferro-velho não era bobo! Chamou um engenheiro de minas para avaliar o local da escavação e fazer alguns cálculos. O engenheiro explicou que o projeto havia falhado porque os proprietários não tinham familiaridade com as linhas da falha geológica, que são fraturas na continuidade de uma formação rochosa causadas por deslocamentos da terra. Os cálculos mostraram que o veio seria encontrado a MENOS DE UM METRO DE ONDE OS DARBY HAVIAM PARADO DE PERFURAR! E ele estava exatamente lá.
O proprietário do ferro-velho tirou da mina milhões de dólares em minério porque foi sábio o bastante para procurar o conselho de um especialista antes de desistir.
A maior parte da quantia arrecadada para a compra da maquinaria fora levantada graças aos esforços do jovem R.U. Darby, emprestada por parentes e vizinhos que acreditaram nele. Embora tenha levado anos, o rapaz fez questão de pagar cada dólar.

Tempos mais tarde, Darby recuperou e multiplicou o que havia perdido depois que começou a vender apólices de seguro.
Lembrando que havia perdido uma imensa fortuna por DESISTIR a menos de um metro do ouro, Darby aproveitou a experiência no novo trabalho, dizendo simplesmente a si mesmo: " Parei a menos de um metro do ouro, mas nunca vou desistir se as pessoas responderem negativamente à minha oferta de um seguro".
Darby passou a fazer parte de um pequeno grupo - menos de 50 homens - que vendia, anualmente, mais de 1 milhão de dólares em seguro de vida. A razão de sua "persistência" foi a lição que aprendeu com a "desistência" nos negócios de mineração.

Ninguém está livre de, antes de alcançar o sucesso, sofrer derrotas temporárias e, talvez, até fracassos. Nesses casos, a reação mais comum é DESISTIR; é o que a maioria faz.
Mais de 500 homens, entre os mais bem-sucedidos dos Estados Unidos, disseram que seu maior sucesso chegou logo depois de uma derrota.


(trecho tirado do livro: Quem pensa, enriquece de Napoleon Hill)

Nenhum comentário:

Postar um comentário