terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EMPREENDEDORES CORPORATIVOS

Este tipo de profissional costuma enxergar oportunidades onde muitos só veem dificuldades


Uma das principais características de uma pessoa que gosta de empreender é a capacidade de criar coisas novas, mantendo sempre o foco nos resultados que deseja alcançar. Não faz diferença se está edificando seu próprio negócio ou se ela se encaixa no perfil dos chamados empreendedores coorporativos.

Nesse caso, é importante que a organização na qual esse profissional intra-empreendedor esteja inserido o permita acreditar que ele é capaz de inovar, valorizando-o pela sua visão e por suas ações.

“Quando uma empresa contrata um profissional desse tipo ela precisa entender que esse alguém está sempre em busca de novos conceitos e fórmulas que agreguem valores ao seu trabalho. Ao apontar metodologias diferentes, inevitavelmente serão destruídos alguns padrões pré-estabelecidos pela cultura organizacional da corporação”, lembra a Gerente de Marketing e Comunicação, Gladis Costa.

Ela lamenta o fato de muitas empresas não conseguirem lidar bem com o empreendedor corporativo. “Ele é um colaborador naturalmente inconformado e que faz questão de enfrentar novos desafios. Isso não quer dizer que procure destruir conceitos e fórmulas sem motivo. Mas ao perceber lacunas, que podem ser preenchidas, ele busca soluções, desde que tenha espaço para colocar suas ideias em prática”, explica Gladis.

Segundo ela, por conta disso, o empreendedor coorporativo corre o risco de ser visto como alguém abusado, que atropela as pessoas, principalmente se estiver subordinado a gestores não muito criativos. “Sempre haverá aqueles que não veem necessidade de mudar nada, alegando que isso ou aquilo sempre foi feito de determinada forma”, diz.

Quebrando paradigmas

Quebrar paradigmas e inovar conceitos nem sempre é algo simples de fazer, mesmo que tais fórmulas usadas nas empresas estejam desgastadas. “Porém, quando o profissional mostra resultados positivos do seu trabalho, esses preconceitos vão sendo derrubados. Mas isso leva tempo. Não adianta entrar numa empresa querendo mudar tudo de uma hora para outra”, orienta a Gerente.

As empresas globalizadas são as que mais valorizam os empreendedores coorporativos, incentivando, premiando e reconhecendo o talento dessas pessoas. “Num primeiro momento, por ser um eterno insatisfeito, ele pode incomodar. Mas sua inquietude se dá pelo fato de saber que foi contratado por possuir um diferencial e, por isso mesmo, quer usar os seus talentos”, afirma Gladis.

Vale ressaltar que esse tipo de característica profissional não costuma ser ensinada nas escolas e faculdades, que se limitam a passar conceitos administrativos.

Por Carlos Gutemberg
http://www.arcauniversal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário