sábado, 18 de maio de 2013

Quem dita as normas ?

"Vemos pouco utilidade no introvertido brilhante"
"Eles gostam de tipos bem sociáveis e ativos"
Li estas duas frases com respeito ao que algumas grandes organizações da época esperavam de seus funcionários.
De uns tempos para cá, abandonando o Culto ao Caráter, a Sociedade aderiu ao Culto à Personalidade.
O tipo sério, reservado, quieto, cerebral, o introvertido brilhante, deu lugar ao vigoroso extrovertido com a personalidade forte. Alguém sociável, bem apresentado, boa aparência, falastrão, bajulador, cheio de idéias e novidades, mesmo que seja  só agitação....mas a sociedade gosta disso.
Estes são os escolhidos "vencedores" do momento. Podem não ter muito conteúdo, mas cumprindo essas exigências da nossa sociedade, logo se destacam.
Então, me lembrei de um episódio bíblico, do qual gosto muito.
A escolha de Davi para rei de Israel.
Ainda bem que Samuel era guiado totalmente por Deus e não se rendia aos apelos da sociedade.
Deus havia de ungir um rei para Israel e seria um dos filhos de Jessé.
Quando Samuel trouxe seus filhos..um era mais belo do que o outro. Aparentemente tinham todas as características de um rei. Boa aparência, boa apresentação, sabiam se expressar, personalidade forte e extrovertida...E, quase Samuel fora enganado pelos mesmos conceitos da sociedade. Estava querendo ungir um destes...mas, como era homem que dava ouvidos primeiro a Deus...Este lhe falou..."não é nenhum deles. Não atentes para sua aparência. O homem vê a aparência, porém o Senhor vê o coração"
Então, Samuel soube que ainda havia um outro filho de Jessé, que não estava ali. Estava cuidando das ovelhas. Não fora trazido. Porque nem o pai acreditava nele. Quando Samuel mandou chamá-lo, eis que veio um rapaz sisudo, diferente de todos. Aparentemente não tinha jeito de rei ou líder. Mas, como Deus vê o coração, este foi o escolhido..E que escolha!!!

Falando sobre espiritualidade,
Alguém pode dizer..
"Ah, mas quando alguém é escolhido de Deus, o que tem que ser será, ninguém impede."
Bom, é verdade. Mas, um líder espiritual tem papel fundamental nessa escolha. Para que a coisa de Deus aconteça, o líder tem que estar ouvindo a Deus para realizar Seu querer.
Se Samuel, mesmo sendo de Deus, se rendesse aos caprichos e apelos da sociedade, certamente cometeria o erro de ungir e colocar o homem errado na posição de rei.

Aqueles mais reservados, mesmo sendo inteligentes e  brilhantes, são, infelizmente e erroneamente,  considerados problemáticos, pela nossa sociedade. Porque estamos na época do Culto à Personalidade e não mais no Culto ao Caráter.
Tanto que, é comum dizer que: quem é quieto demais, quem fala pouco, quem não se apresenta... tem algo a esconder, é problemático..e outras acusações mais....
Às vezes é apenas alguém que gosta de pensar mais, alguém reflexivo, alguém que se sente bem e mais confortável ouvindo, aprendendo, lendo, do que exposto a holofotes...É apenas um tipo de personalidade, que, infelizmente é mal interpretada, julgada, segundo os parâmetros dessa sociedade.
Mas, quem disse que a sociedade está certa? Quem deu tal autoridade à sociedade para ditar as normas, as regras ? As mesmas pessoas que divulgam e defendem a diversidade, são as mesmas que criticam e condenam os que são diferentes delas...

Estou certo ou errado ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário