domingo, 15 de julho de 2012

SEJA RESILIENTE E CRESÇA



Muitas pessoas ao sofrerem reveses na vida, levantam a cabeça e conseguem se superar. Já outras, ao passarem por dificuldades até menores, se deixam abater e ficam presas a sentimentos de lamentação e derrota. 
Onde está a diferença entre elas?  Está na Resiliência de cada um.
Resiliência é ter a capacidade de retornar ao estado Original após enfrentar uma situação crítica. Segundo o dicionário Aurélio, é " a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal deformação elástica." 
Segundo a Física, é a capacidade que um corpo tem de readquirir integralmente suas propriedades anteriores, depois que um agente externo cessa sua ação sobre ele. 
Conclusão: o objeto depois de pressionado, modificado, logo volta ao seu estado ORIGINAL.
Como por exemplo: uma espuma, ou mola, que quando pressionados, são deformados, mas logo voltam ao seu estado ORIGINAL. 
No conceito psicológico, é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações adversas, como choque emocional, estresses...sem entrar em surto psicológico.


Todos passamos por momentos difíceis. Quem já não foi pressionado a obter um resultado? Quantos já viram ou ouviram coisas que não gostariam de ter visto ou ouvido? Quantos já foram injustiçados, caluniados? Quem nunca passou por momento difícil? Ultimamente muito se tem falado em sermos resilientes. Mas, o que eu gostaria de compartilhar é que: Somos mais do que simples objetos. Eles voltam ao seu estado ORIGINAL quando sofrem pressão, mas nós SERES HUMANOS, somos dotados de competência e capacidade maravilhosas. Então, devemos sim, ser Resilientes. Porém, podemos fazer mais que isso. Podemos não só voltar ao estado original, mas APRENDER, DESENVOLVER-SE E CRESCER, frente às adversidades que enfrentamos.
Devemos ficar atentos a tudo que passamos, procurar aprender com isso e tirar proveito de cada situação.
Nosso lema deveria ser:  Ao enfrentar uma circunstância difícil, quero não apenas voltar ao meu estado ORIGINAL, mas, sair dessa situação um ser humano MELHOR.
Do contrário, estaremos sempre enfrentando as mesmas situações até aprendermos algo com ela.
Sim, precisamos sempre aprender algo. É como na escola. Enquanto você não aprende a lição, precisa sempre recapitular, até aprender. 
Muitos não conseguem extrair coisas boas das situações adversas da vida e aprender. Por isso, os mesmos problemas estão sendo recapitulados em suas vidas por tantos anos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário