segunda-feira, 16 de julho de 2012

CARPE DIEM. MAS, NEM TANTO.




A primeira vez que ouvi o termo CARPE DIEM e observei atentamente o que significa, foi ao assistir o filme  Sociedade dos Poetas Mortos.
Carpe diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para "colha do dia" ou "aproveite o momento" É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.
Aproveitar bem o tempo e não gastá-lo com coisas inúteis é bom, mas, obter  prazer imediato sem medo do futuro, já é um problema.
As pessoas se emocionam, inflamam e se empolgam ao assistirem certos filmes, ouvirem certas mensagens, lerem certos artigos e saem por aí praticando o seu Carpe diem de qualquer maneira e acabam se esquecendo que certas atitudes de hoje, se refletirão amanhã e no seu futuro.
Há certas coisas que se você não cuidar e fazer empolgadamente, poderão amanhã destruir sua família, casamento, emprego e até sua própria vida.
Não devemos nos esquecer que: "aquilo que o homem semear, isso também colherá"
Um exemplo: No filme o rapaz gosta da moça que tem um namorado. Ele vê a oportunidade de tocá-la numa festa e fica receoso. Imediatamente ele diz : Carpe diem, e a toca. O namorado vê, avança nele e dá-lhe um soco. Ora, tudo bem que no final do filme ele consegue conquistá-la, mas na VIDA REAL as coisas não são bem assim!! Na VIDA REAL, se você tocar numa moça e o namorado ver, dependendo de quem for, não irá apenas dar-lhe um soco. Quantas assassinatos acontecem por coisas menores que estas?
Aproveite as oportunidades do momento, viva a sua vida com responsabilidade, sabendo que seus atos se refletirão sim, no futuro. É inevitável. Nossa vida não é por um dia só. Se hoje você tomar uma atitude com base apenas na emoção e não na razão, visando apenas o momento, lembre-se que amanhã será outro dia, e você não poderá apagar o que fez ou disse ontem.
Está com problemas em casa, no trabalho, com as pessoas? Está cansado de tudo e de todos? Está sufocado? Não saia por ai "chutando o balde",  chutando " o pau da barraca", desordenada e irresponsavelmente. Quer mudar de situação? Use o seu raciocínio. Pense. Planeje. Faça as coisas conscientemente. Você encontrará o momento certo de agir. Você é inteligente.
Ah! Gostei sim do filme. As pessoas precisam mesmo aprender a pensar por si próprias, e não ficar comendo nas mãos dos outros. Precisam sim, aproveitar as oportunidades. Precisam sim, sair do comodismo, da zona de conforto e partir para coisas maiores!! Precisam sair em busca da realização de seus sonhos. A vida é breve e precisa ser vivida de forma extraordinária.  Mas, tudo com responsabilidade.

CARPE DIEM.... MAS, NEM TANTO...



Um comentário:

  1. discordo amigo...se vc nao agarrar o que vc quer ninguem vai te dar !!! esperar momento certo ? todos que obtiveram sucesso fazendo qualquer coisa ,desde iventar algo ,construir fortunas ,imperios , descobrir a cura de uma doenca criaram seus momentos nao esperaram...agora quem quer o sucesso se prepare para o fracasso ou seja um mediocre (pessoa mediana) antes que se ofendam...afinal a vida e uma oportunidade de ousar !!!

    ResponderExcluir