domingo, 13 de janeiro de 2013

Síndrome da Vitória.







Onde estão os vitoriosos ? Onde estão os bem-sucedidos? Por que há tantos homens e mulheres que alcançaram grandes conquistas na vida pessoal, esportiva, social; ganharam troféus, dinheiro, fama, e hoje estão sumidos, desaparecidos, perderam a fama, posição social, e estão sentindo-se fracassados e voltaram à estaca zero ?
O que houve com eles?
Onde caíram?
Não acontece com todos. Mas, quando acontece, um dos motivos é este:

" Na guerra, chama-se síndrome da vitória

A expressão foi cunhada pelo comandante da Esquadrilha Imperial Japonesa, que foi para a Batalha de Midway em 1942, julgando-se invencível, mas terminou com suas quatro aeronaves destruídas.
Síndrome da vitória é uma tal confiança na nossa invencibilidade que deixamos de fazer justamente aquilo que nos tornaria invencíveis. É um mal que acomete apenas os vitoriosos; e, geralmente, ele é fatal.
No esporte, a tendência se repete. Basta um astro chegar à capa das revistas esportivas para entrar imediatamente em declínio. Talvez coisas mundanas, como atender os telefonemas de agentes e dar autógrafos, passem a ser mais importantes do que a prática do esporte. O sucesso tem um efeito desorientador sobre a maioria de nós. Depois de lutar durante tanto tempo para chegar à tão sonhada posição no topo, deixamos de fazer as coisas que nos levam até ela. Depois de tanto sacrificar os prazeres presentes em busca de um ganho futuro, é difícil não deixar tudo de lado só para aproveitar o sucesso." (Extraído do Livro Coração de um executivo, de Richard D. Phillips)

Há homens e mulheres assim em todas as áreas de atuação.
Pessoas que no começo da carreira lutaram, sacrificaram, para alcançar o sucesso e após conseguir, acomodaram-se e passaram apenas a "curtir" essa fama e poder.
Inclusive muitos, que foram notícias na mídia como modelo de sucesso, superação, exemplo para os demais....hoje, estão incluídos até em matérias de escândalos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário