sexta-feira, 22 de outubro de 2010

APRESENTE-SE BEM

                                       
SABER APRESENTAR-SE BEM, É MEIO CAMINHO ANDADO, E ABRE PORTAS PARA CONQUISTAS.


Há muitos anos atrás, li uma frase que dizia: "Primeiro, as pessoas olham para você e depois ouvem o que tens a dizer". Não me lembro o autor. Na prática é uma grande verdade. Isso acontece mesmo! Embora, nem sempre a competência intelectual, profissional ou espiritual esteja ligada à aparência, mas devemos convir que: cuidar-se, faz parte de uma atitude inteligente e espiritual, também.
Ainda outro dia, assisti uma entrevista onde um empresário, dizia que, se numa entrevista para um cargo importante, houvessem dois candidatos com o mesmo nível curricular, a empresa iria optar por aquele que estivesse no momento, mais apresentável.
Se você busca uma posição numa empresa. Lembre-se disso.
Este é o momento em que o entrevistador o está comparando aos outros candidatos.
Você precisa mostrar o que a empresa vai ganhar com a sua contratação. 

Ai vão algumas dicas

Tenha sempre um gestual coerente, espontâneo, uma expressão facial serena, sorridente, e mostrando sempre confiança em si mesmo, porque, você jamais despertará admiração nas pessoas sem nutrir uma boa autoestima. Quem não é autoconfiante e não se valoriza, jamais vai convencer e impressionar. Espere o entrevistador terminar a pergunta, antes de começar a responder. Pessoas que cortam a fala dos outros, demonstram que não sabem ouvir bem. E isto é um problema nos dias de hoje, haja vista, que as empresas buscam pessoas que sabem trabalhar em grupo, e isso só é possível com aqueles que aprenderam a ouvir.
Fale sempre com tom moderado e agradável. Falar alto demais, demonstra um certo grau de autoritarismo ou falta de seriedade. Falar muito baixo ou "pra dentro", entre os dentes, demonstra timidez.
Evite os tiques nervosos, como roer unhas, estalar dedos, ou repetir palavras no final de cada frase, aqueles vícios de linguagem,  como: "né", "ta entendendo?"; "tipo assim", ou gírias.
Evite manter as mãos nos bolsos, braços cruzados, gesticular demais ou ficar apático demais. Ao sentar-se, apoie os pés no chão, as costas no encosto da cadeira; evite esticar as pernas (dá impressão de desleixo),ou escondê-las atrás da cadeira. Lembre-se: o aspecto externo é o primeiro que as pessoas observam. Quando escolhemos frutas ou legumes, buscamos os mais belos. Procure conhecer também a história da empresa na qual você deseja entrar. Procure saber quais as expectativas e necessidades dela.
E, quanto ao modo de se vestir, não existe uma regra, mas deve ser de modo coerente ao ambiente em que se está. Deve ser de modo discreto e ao mesmo tempo elegante.

Estudos mostram que os entrevistadores se decidem logo nos primeiros minutos da entrevista, então, começe bem.

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário